Aprenda a economizar a sua água

Que todo mundo gosta de pagar menos em algum produto ou serviço não é nenhuma novidade e se ainda você ajudar a preservar o meio ambiente e favorecer as gerações futuras melhor ainda. Por isso, separamos algumas  dicas para economizar água e energia elétrica para colocar em prática agora mesmo. Com essas dicas, ficará mais fácil dar aquela aliviada nas contas na hora de pagar as contas do mês.

Trocando seu chuveiro convencional por um aquecedor a gás você usa energia limpa na hora de seu banho e usa menos água.

Utilize Aquecedores a Gás
Aquecedores além de economizarem muita energia elétrica, tem melhor regulagem do volume de água tornando o banho mais controlado e mais prazeroso.

Tome banhos rápidos
Sabemos que tomar banho é uma atividade relaxante. Mas lembre-se de que um banho de 15 minutos chega a gastar 135 litros de água. Por outro lado, um de 5 minutos chega a gastar 45 litros.

Feche a torneira quando não estiver usando
Essa atitude simples te ajuda a economizar 12 litros de água ao escovar os dentes e fazer a barba.

Já lavar a louça com a torneira meio aberta pode chegar a gastar mais de 100 litros de água. Então retire toda a sujeira em excesso, ensaboe e só depois enxágue os pratos, copos e talheres.
Reutilize água
Se você lavar a calçada ou quintal com mangueira, poderá gastar em 15 minutos mais de 279 litros de água. Para fazer a limpeza, reutilize a água da máquina de lavar, além de contar com a ajuda da boa e velha vassoura.

Fique de olho em torneiras pingando e vazamento de canos
Os pequenos desperdícios podem aumentar muito a conta e afetar o seu orçamento. Arrume as torneiras para que não fiquem pingando. E sempre fique atento a vazamentos nos canos. Além de economizar água, isso te ajuda a não ter que passar por uma reforma maior, se houver uma infiltração.

Adote o hábito de usar a vassoura, e não a mangueira:
Para limpar a calçada e o quintal da sua casa. A mangueira ligada por 15 minutos gasta cerca de 280 litros de água;

Adote descarga de caixa acoplada no vaso sanitário (todas fabricadas a partir de 2001 utilizam 6 litros de água).
O vaso sanitário com a válvula e tempo de acionamento de 6 segundos gasta cerca de 15 litros. Quando a válvula está defeituosa, pode chegar a gastar até 30 litros;